POR QUE É IMPORTANTE SABER O MEU TIPO SANGUÍNEO?

Os tipos sanguíneos são classificados em quatro grupos principais: A, B, AB e O, com cada tipo sendo determinado pela presença ou ausência de antígenos A e B na superfície dos glóbulos vermelhos.

Além desses tipos sanguíneos, existe o fator Rh, que determina se o sangue é Rh+ (com antígeno Rh) ou Rh- (sem antígeno Rh). Pessoas com sangue Rh+ produzem anticorpos contra Rh- em caso de exposição ao tipo sanguíneo incompatível.

É importante saber sua tipagem sanguínea para que você possa tomar medidas que garantam sua saúde e a saúde de outras pessoas. Confira alguns exemplos:

  • Transfusão de sangue: Se você precisar de uma transfusão de sangue, saber sua tipagem sanguínea pode ajudar a garantir que você receba o sangue certo. Se você receber um tipo de sangue incompatível, pode ocorrer uma reação transfusional grave, o que pode ser fatal.
  • Gravidez: Durante a gravidez, a mãe pode desenvolver anticorpos contra o sangue do feto se eles tiverem tipos sanguíneos diferentes. Saber sua tipagem sanguínea pode ajudar o médico a detectar possíveis complicações e tomar as medidas necessárias para evitar problemas antes do parto.
  • Transplante de órgãos: Saber sua tipagem sanguínea pode ajudar a determinar a compatibilidade de órgãos para transplante .
  • Doação de sangue: Se você sabe sua tipagem sanguínea, pode se tornar doador de sangue e salvar a vida de muitas pessoas. Além disso, quando ocorre uma emergência, o banco de sangue consegue agir mais rapidamente para fornecer o tipo de sangue necessário. Doar sangue é um ato generoso que pode salvar vidas, ajudar na renovação sanguínea, diagnosticar possíveis doenças, aumentar a produção de sangue, proporcionar um sentimento positivo ao doador e é seguro. Para doar sangue, é necessário atender a alguns critérios como ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado e descansado, não estar grávida ou amamentando, e não ter comportamentos de risco que possam comprometer a segurança do receptor, como ter histórico recente de relações sexuais sem proteção, uso de drogas injetáveis, entre outros.

O exame para saber o tipo sanguíneo é chamado de teste de tipagem sanguínea  e consiste em analisar as proteínas (antígenos) presentes na superfície dos glóbulos vermelhos do sangue.

O teste é feito por meio de uma amostra de sangue colhida por punção venosa e pode revelar se o indivíduo tem sangue do tipo A, B, AB ou O. Além disso, o teste também verifica a presença ou ausência do fator Rh, uma outra proteína importante para determinar a compatibilidade sanguínea em transfusões e gravidez.

A tipagem sanguínea é de extrema importância para evitar reações graves de incompatibilidade sanguínea em transfusões e transplantes, além de ser um dado relevante para o acompanhamento da saúde em geral.