O Setembro Amarelo® é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, a iniciativa ganhou força em 2013 por meio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e desde então se tornou a maior campanha antiestigma do mundo.
O dia 10 de setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a ação se estende ao longo de todo o mês — e deve ser lembrada o ano inteiro. Em 2025, o lema da campanha é: “Se precisar, peça ajuda!”.
Um problema de saúde pública
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, e os números podem chegar a mais de 1 milhão, considerando os casos subnotificados.
No Brasil, são cerca de 14 mil registros anuais, o que representa, em média, 38 mortes por dia.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio já é a quarta principal causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Esses dados mostram a urgência de falarmos sobre o assunto.
Como prevenir
Pesquisas apontam que quase 100% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados ou tratados de forma incorreta. Isso significa que a maioria dessas vidas poderia ter sido salva com acesso a tratamento adequado, apoio familiar e informação de qualidade.
Falar sobre o tema sem tabu, oferecer escuta ativa e sem julgamentos, demonstrar empatia e incentivar a busca por ajuda profissional são atitudes que fazem toda a diferença.
O papel de todos nós
O suicídio é um fenômeno complexo, que atinge pessoas de diferentes idades, gêneros e classes sociais. Mas a prevenção é possível — e começa com a conscientização.
Participar da campanha é uma forma de mostrar que a vida sempre é a melhor escolha.
Aqui na Uniprev, acreditamos que cuidar da vida e apoiar as famílias vai além dos momentos de despedida. Por isso, reforçamos a importância de falar sobre saúde mental, apoiar quem está em sofrimento e incentivar a busca por ajuda médica.
Se precisar, peça ajuda!
Se você ou alguém próximo estiver passando por um momento difícil, não hesite em procurar apoio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento gratuito e sigiloso 24 horas por dia pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.