A tireoide é uma glândula, em formato de borboleta, que fica localizada na parte anterior da nossa garganta, envolvendo a traquéia. Ela produz os hormônios T3 e T4, que agem no nosso organismo.
Quando essa glândula não funciona normalmente, desenvolvemos hipertireoidismo e hipotireoidismo, respectivamente. Esse é o momento de ficar mais alerta e buscar a ajuda de um profissional adequado que irá avaliar o caso e pedir os exames necessários.
O exame de tireoide (TSH) é responsável por analisar problemas na tireoide dos pacientes. A função do tireoide no organismo humano é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que agem no controle do metabolismo.
O hormônio T4 é responsável pela regulação de diferentes processos do corpo humano, como a regulação da pressão arterial e de outros aspectos do metabolismo do paciente.
O T4 Livre é um exame laboratorial que, por meio da análise do sangue do paciente, mede os níveis de tiroxina que circulam pela corrente sanguínea do paciente.
Esse exame, é solicitado em casos de suspeita de doenças da tireoide, gestação, câncer de tireoide, infertilidade feminina, aumento ou diminuição do metabolismo, presença de bócio (aumento do tamanho da glândula tireoide) ou presença de nódulos.
Você sabe como esse hormônio pode afetar o nosso corpo?
O nível irregular desse hormônio pode afetar nosso corpo de várias maneiras negativas.
Quando os níveis de T4 no corpo estão elevados (Hipertireoidismo) alguns sintomas podem surgir:
· Ansiedade;
· Irritabilidade;
· Insônia;
· Perda de peso;
· Tremores nas mãos;
· Suores e calores excessivos.
Além disso, pacientes com índices elevados podem desenvolver hipertireoidismo, além de tireoidite, bócio, infertilidade (em pacientes do sexo feminino) e câncer de tireoide.
Já níveis baixos (hipotireoidismo) de T4 podem causar sintomas como:
. Fadiga;
. Sensibilidade ao frio;
. Ganho de peso;
. Fraqueza muscular;
. Pele ressecada;
. Ritmo cardíaco mais fraco.
. Queda de cabelo e unhas fracas
Quando os indicadores de T4 Livre no corpo do paciente estão baixos, ele pode possuir doenças como hipotireoidite e tireoidite de Hashimoto
Como melhorar esses índices?
Para abaixar os níveis de T4 no organismo é necessário o tratamento do hipertireoidismo, excesso de hormônios tireoideanos, requer medicamentos de uso contínuo e prolongado.
Além dos medicamentos e constante acompanhamento médico, os hábitos de vida podem auxiliar no bom funcionamento da tireoide, como atividade física, medicamentos que possuem iodo, zinco e ômega 3.
Já em casos que há a necessidade de aumentar os níveis desse hormônio, deve ser feito o tratamento do hipotireoidismo, com medicamentos de uso contínuo e prolongado.
Existe prevenção?
A formação dos hormônios da tireoide se dá pela ingestão adequada de iodo. Você encontra esse composto no sal de cozinha, frutos do mar e em peixes como cavala, salmão, pescada e bacalhau. Mas cuidado para não exagerar no uso do sal…
Fique atento aos sintomas e não deixe de consultar seu médico regularmente. Somente ele é capacitado para avaliar e pedir os exames necessários!
Texto por: Gabriela Bruno
Acesse o site da Uniprev, entre em contato e saiba mais!