A gestação é uma fase de mudanças em que a mulher passa por transformações físicas e emocionais que podem variar de sensação de bem-estar, alegria e satisfação, para sensações de desconforto, insegurança e medo, podendo ocorrer também, as mudanças na saúde bucal onde as alterações hormonais podem agravar uma condição pré-existente (inflamação gengival, infiltração na restauração e cárie).
Entretanto é muito importante o tratamento odontológico, de preferência no segundo trimestre da gravidez, pois os órgãos do bebê já se formaram e o desconforto na cadeira odontológica será menor.
Hábitos saudáveis de higiene bucal e alimentação devem ser adotados nesta fase, pois, quem transmite a bactéria da cárie para o bebe é a mãe, aumentando o risco da criança apresentar doenças bucais no futuro. A doença periodontal e a inflamação gengival podem causar baixo peso no bebê ao nascer e parto prematuro.
Os microrganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção de prostaglandina, uma substância hormonal que provoca contrações do útero e acelera o trabalho de parto.
Portanto a prevenção é a melhor forma de evitar o aparecimento das doenças bucais tanto nas gestantes quanto nas crianças. O ideal é iniciar a visita ao consultório odontológico nos primeiros meses de vida ou assim que o primeiro dente apontar, para que o dentista oriente a mãe e a criança a terem hábitos saudáveis de higiene bucal e alimentação. Desta forma a criança se habituará desde cedo as idas ao dentista, tornando as consultas mais agradáveis sem gerar traumas e medos.
Dra. Michelli Sabrina Altoé Bordini
Clínica Geral e Odontopediatra
CRO 72500