A importância dos exames preventivos na luta contra o câncer

O câncer nada mais é, do que o crescimento desordenado das células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Por esse motivo e pela rapidez, obter um diagnóstico precoce é essencial para iniciar um tratamento, aumentando as chances de recuperação da pessoa.

Infelizmente não existe um tratamento preventivo, mas os exames são capazes de captar tumores em estágios iniciais, o que reduz as chances de complicações e mortes.

Acompanhe agora alguns exames e qual tipo de tumor ele detecta:

Mamografia e ultrassonografia mamária

Esse exame é feito para o diagnóstico de câncer de mama. Algumas instituições e órgãos indicam que o exame seja realizado anualmente a partir dos 40 anos. Isso é válido para mulheres assintomáticas e que não apresentam histórico familiar da doença ou alterações em exames anteriores.

Mulheres que possuem casos de câncer de mama na família devem começar a fazer o exame 10 anos antes do caso mais precoce entre as mulheres da família que tiveram a doença.

Devido a radiação a mamografia só pode ser feita a partir dos 25 anos, então adolescente até essa idade podem optar pela ultrassonografia mamária para acompanhamento e diagnóstico de eventuais alterações.

Colonoscopia

Esse exame é utilizado para identificar casos de câncer no cólon e reto e, para isso, ele analisa o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado.

A colonoscopia deve começar a ser feita a partir dos 50 anos de idade para pessoas sem histórico familiar de câncer colorretal e após os 40 anos ou 10 anos antes da idade do caso mais precoce na família.

Os exames devem ser repetidos a cada 5 ou 10 anos caso os resultados sejam normais, mas se apresentarem alguma alteração devemos seguir as orientações médicas sobre a periodicidade com a qual devemos realizar o exame novamente.

Papanicolau e colposcopia

Exames feitos para diagnosticar HPV e câncer de colo uterino e a recomendação é iniciar os preventivos após a primeira relação sexual. O objetivo desse exame avaliar o colo uterino em busca de células alteradas para indicar a necessidade de outros exames, como colposcopia e biópsia

Dosagem de PSA e toque retal

Esse exame detecta o câncer de próstata e a idade para iniciar os exames varia: para a população geral, sem fatores de alto risco, a idade indicada é a partir dos 50 anos. Para pessoas alto risco está recomendado o rastreamento aos 45 anos.

Ultrassonografia transvaginal

Feito para diagnosticar o câncer de ovário e realizado pelo ginecologista anualmente. Esse tipo de câncer, normalmente, é mais difícil de ser detectado na fase inicial, por isso fazer os exames regularmente é tão importante.

Dermatoscopia digital

É o exame para o diagnóstico e prevenção do câncer de pele. Ele foi desenvolvido para que fosse possível, por meio da análise de uma fotografia ampliada das pintas na pele, identificar lesões de risco muito antes do olho do dermatologista.

Não há uma idade certa para iniciar o rastreamento do câncer de pele, nem uma periodicidade definida. Entretanto, pessoas com a pele muito branca, que possuam pintas ou manchas, que sofreram grandes exposições ao sol ao longo da vida e/ou possuem histórico familiar de câncer de pele devem manter uma tenção especial.

Radiografia de tórax

Esse exame é realizado para detectar câncer de pulmão e pessoas propensas a esse tipo de câncer, como fumantes, deve visitar um pneumologista anualmente. Nesse caso, quanto maior a idade da pessoa, maior se torna a necessidade de realizar tal exame, pois a exposição a longo prazo às toxinas do cigarro pode ser muito prejudicial.

Não deixe de consultar seu médico regularmente. Ele é a pessoa mais capacitada para pedir os exames necessários, cuidar da sua saúde e analisar os diagnósticos.

Acesse o site da Uniprev, entre em contato e saiba mais!

Texto: GABRIELA BRUNO