Carboidrato – herói ou vilão?

Sabe-se que a junção da falta de informações científicas e seguras e algumas das diversas “dietas da moda” deram ao carboidrato o título de grande vilão da alimentação saudável e, principalmente, do emagrecimento.

Porém, segundo Almeida Et al. (2011), para atingir a alimentação saudável deve-se buscar o adequado fornecimento energético, a oferta equilibrada de macro nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos), além do suporte suficiente de micronutrientes (vitaminas e minerais), respeitando as preferências e hábitos culturais de cada indivíduo, é claro. Tendo em vista que o carboidrato é o macro nutriente que o corpo humano precisa em maior proporção, já que fornece energia as células, dando a elas os substratos necessários para metabolizar, e dessa forma, executar suas funções, pode-se perceber que devemos focar em sua qualidade.

O dia a dia corrido e estressante que a sociedade leva atualmente, faz com que escolhas mais rápidas, praticas e consequentemente menos saudáveis sejam feitas, e é ai onde mora o perigo.

O carboidrato é divido em dois grupos: simples e complexos. O primeiro grupo é o mais conhecido e o causador do mito de que esta molécula é a grande vilã da dieta moderna, isso porque os alimentos que o representa possuem um alto índice glicêmico (são rapidamente digeridos e absorvidos, gerando um pico de glicemia no organismo): pães, massas, arroz, farinhas, açúcar, entre outros. O excesso do consumo destes grupos alimentares é muito prejudicial à saúde e pode ser a causa de diversas doenças crônicas não transmissíveis, porém, assim como todos os outros grupos alimentares, sua ingestão se faz necessária e deve estar dentro da proporcionalidade correta, respeitando o limite de porções na dieta diária.

Já, o segundo grupo, os carboidratos complexos, podem ser encontrados principalmente em frutas, verduras e legumes. Ao contrário do primeiro, possui um índice glicêmico baixo, o que significa estruturas complexas, lentificando sua digestão e absorção da glicose, fazendo com que o organismo utilize essa fonte alimentar por um longo período de tempo, de forma que nada é convertido em gordura. Além disso, são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, grande aliadas do emagrecimento. Ou seja, percebe-se que estes grupos alimentares são de extrema importância a saúde humana e devem ser consumidos em maior proporção e diariamente, sempre respeitando os limites.

Portanto, conclui-se que o problema do carboidrato não está em sua ingestão, mas sim nas más escolhas causadas por falta de informações corretas ou de tempo para o preparo, e principalmente no excesso de ingestão do mesmo. Além disso, as dietas da moda que defendem a restrição total ou parcial do carboidrato não são aliadas da saúde, muito pelo contrário. O emagrecimento não se relaciona ao consumo de carboidratos, desde que esteja dentro da proporcionalidade ideal, mas sim ao déficit calórico, outro tema a ser discutido.

ALMEIDA, C. A. N.; FERNANDES, G. C. A importância do porcionamento na alimentação balanceada. International Journal of Nutrology, v.4, n.3, p. 18-23, set./dez. 2011 –

Caroline Martins Rusca. Nutricionista – CRN 60.745

 

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