O Laboratório Uniprev Diagnósticos possui o selo de acreditação do DICQ desde junho de 2015 e neste período já passou com sucesso por quatorze auditorias da qualidade, entre internas e externas. Acompanhe neste artigo a importância de um processo de acreditação.
Desde muito tempo percebe-se uma importante evolução no conceito de qualidade, especialmente diante das exigências dos clientes e por consequência o melhorar continuamente, passou a ser meta e conduta de instituições e organizações, não sendo diferente em laboratórios clínicos.
O laboratório deve assegurar que os resultados reflitam de forma fiel e consistente, a situação clínica apresentada pelos pacientes, assegurando que não representem o resultado de alguma interferência no processo. A informação produzida deve satisfazer as necessidades de seus clientes e possibilitar a determinação e a realização correta do diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças.
A garantia da qualidade do laboratório é alcançada tendo-se total e absoluto controle sobre todas as etapas do processo, que compreende as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica.
A gestão da qualidade abrange as ações utilizadas para produzir, dirigir e controlar essa qualidade, incluindo determinação de uma política e de objetivos da qualidade com o uso de indicadores e metas.
Todas as atividades no laboratório devem ser documentadas por meio de procedimentos operacionais padrão (POP) ou instruções de trabalho (IT), que devem sempre estar acessíveis aos funcionários envolvidos nas atividades.
Foram criados os programas de acreditação brasileiros, como por exemplo, o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Médica Laboratorial (SBPC/ML) e o Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade (DICQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas(SBAC), atendendo assim às necessidades de ampla e melhor avaliação dos laboratórios clínicos.
ACREDITAÇÃO
A Acreditação de um laboratório clínico é constituída por um conjunto de pontos que devem ser considerados em relação não apenas à segurança dos pacientes, mas também à capacidade técnica e correta utilização de aparelhos e produtos por parte dos profissionais da empresa.
A Acreditação engloba vários elementos para checagem, cobrando uma rastreabilidade eficaz dos procedimentos, servindo assim de grande auxilio para o dono do laboratório que deseja ter uma visão mais clara dos processos da empresa. É um processo voluntário de avaliação, sendo de extrema importância para que o gestor possa se orientar em relação aos procedimentos do laboratório, possuindo uma equipe que trabalha com eficiência e segurança, obtendo assim satisfação dos clientes ao apresentar um ambiente seguro e confiável para a realização de exames.
A implementação de programas de acreditação na rotina laboratorial fortalece o controle de processos e de pessoas. Isso possibilita criar ou mesmo melhorar os padrões do que é executado, de modo a reduzir os riscos ou falhas ocasionadas por eventuais problemas que possam comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Ana Cláudia Lazarini – Biomédica – CRBM 11.174