As doenças inflamatórias intestinais são doenças crônicas que inflamam o intestino em diversas intensidades, sendo as principais Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas.
Quem sofre com essas doenças apresentam sintomas como dores abdominais e alteração dos hábitos intestinais em casos mais leves, e em casos mais graves os sintomas podem ser dores intensas, sangramentos retais, perda de peso repentina, cansaço ou fraqueza, aftas etc.
Qual a probabilidade de ter essas doenças?
As doenças inflamatórias costumam acometer pacientes mais jovens, entre os 30 e 40 anos, principalmente em casos de predisposição genética. Outro fator que também colabora para isso são estilos de vida que afetam a flora intestinal, como o uso contínuo de medicamentos.
Existe tratamento?
Após o diagnóstico, que pode ser feito por uma endoscopia, colonoscopia, tomografia ou até ressonância magnética, o médico irá receitar alguns remédios que podem reduzir a inflamação e a resposta imunológica. Uma segunda opção, que também é tomada junto ao médico responsável é a cirurgia para retirada da parte doente do intestino.