Ter a autoestima em dia é uma prioridade e o seu sorriso com toda certeza consegue ajudar nessa tarefa. Na era das mídias sociais, das selfies e stories, a preocupação com a nossa aparência tornou-se ainda maior e a busca por um sorriso perfeito virou um dos grandes focos da população.
Além das opções de procedimentos estéticos para corpo, pele e cabelo, a ortodontia também tem sido procurada em busca de um belo sorriso. Para isso lançamos mão de diversos tipos de tratamentos para alcance desse tal sorriso e temos dentre um deles a Ortodontia.
Iremos discutir um pouco sobre a ortodontia corretiva, mais usada em pacientes com dentadura permanente. Porém vale ressaltar que quanto mais precoce acontecer a intervenção ortodôntica, melhor o resultado futuro, por isso o acompanhamento com o profissional desde cedo é de extrema importância.
Já se foi o tempo em que os tratamentos ortodônticos eram extremamente demorados. A realidade é que os avanços na área odontológica colocaram um fim nos tratamentos “a perder de vista”, e atualmente é possível conseguir resultados excelentes em menos tempo, de forma prática e indolor.
Porém, o resultado depende de uma série de fatores que inclui a colaboração do paciente, a experiência profissional do dentista e, principalmente, o cumprimento de todas as etapas do tratamento ortodôntico.
Pular etapas pode comprometer seriamente o sucesso do tratamento e prejudicar não apenas a estética do paciente, mas também sua saúde bucal.
Além disso, muitas vezes a previsão de duração do tratamento pode se estender devido a imprevistos, como a necessidade de extração, cirurgia ou surgimento de problemas decorrentes da má higiene do paciente.
Todo tratamento de ortodontia começa com a primeira consulta ao ortodontista, mas o diagnóstico vai muito além do exame clínico inicial.
Normalmente, essa etapa envolve a avaliação criteriosa do paciente e a solicitação de exames complementares para identificar o problema e criar um plano de ação para o tratamento.
Após o diagnóstico, apresentação das opções de planejamento ao paciente e escolha do plano de tratamento ideal, inicia-se a fase da instalação do aparelho. A colocação do aparelho representa o início do tratamento propriamente dito.
Cada tipo de aparelho é colocado de uma maneira diferente, mas a partir desse momento os dentes já começam a se movimentar, promovendo a correção do problema. Durante o tratamento, é importante manter uma higiene impecável, prevenindo cáries e outras doenças que prejudicam a saúde bucal.
Com a instalação do aparelho, inicia-se a fase de alinhamento e nivelamento dos dentes. É uma das principais etapas do tratamento ortodôntico, visto que os dentes devem estar nivelados e alinhados para que a movimentação seja eficaz.
Por isso, a primeira correção normalmente é feita com fios leves e finos, que promovem giros para que os dentes se alinhem na posição correta.
Em alguns casos, pode ser indicada a extração de algum dente, mas para a maioria das pessoas o alinhamento ocorre naturalmente, sem maiores problemas.
Com dentes alinhados e nivelados, passa-se então para a correção do problema. Fios de aço, mais grossos que os utilizados na etapa anterior e combinados com elásticos, são responsáveis por promover a movimentação dos dentes para fechamento de espaços, ajuste de desvios, fechamento de mordidas abertas ou qualquer objetivo definido inicialmente.
Essa é uma das etapas do tratamento ortodôntico mais demoradas, mas, após algum tempo, já é possível observar resultados promissores, isso quando temos a colaboração do paciente.
Quando os dentes se aproximam da posição correta, é chegada a hora da finalização, que pode exigir o uso de elásticos verticais, dobra nos arcos ou instalação de acessórios e novos brackets, as “pecinhas” do aparelho.
Ainda que o paciente se sinta satisfeito com seu sorriso, apressar essa etapa pode colocar a perder todo o sucesso do tratamento. A fase final é a mais trabalhosa para o profissional e requer colaboração e paciência do paciente.
Depois da remoção do aparelho ortodôntico, o tratamento ainda não terminou! Os primeiros meses são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e o ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada. As consultas podem ser mais espaçadas, mas são essenciais para o acompanhamento do caso.
Nem sempre é possível estimar a duração de cada uma das etapas do tratamento ortodôntico: cada organismo reage de uma maneira diferente, e por isso cada paciente tem sua própria necessidade de tempo para que o problema seja corrigido de forma eficiente e duradoura. De qualquer maneira, passar por todas essas etapas é fundamental para obter os melhores resultados.
Dr. Thiago Ramirez de Oliveira
CROSP 111.661