A doação de sangue é um ato que beneficia tanto o doador quanto quem receberá esse sangue. O ato reduz o risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer, é rápido e indolor.
Durante a doação de sangue são coletados até 450 ml, que podem salvar até 4 vidas. O procedimento é realizado com materiais descartáveis e não apresenta nenhum risco para o doador.
Além disso, o sangue doado é recuperado em até 72 horas após a doação, por isso recomenda-se não fazer esforço físico no dia e respeitar os intervalos das doações.
Para mulheres, o recomentado é esperar 90 dias para doar sangue novamente. Já para homens esse intervalor é de 60 dias.
Benefícios da doação de sangue
Doar sangue, além de salvar muitas vidas, reduz o risco de doenças que afetem o coração. Durante esse processo, há uma espécie de limpeza sanguínea, pois o nosso sangue é produzido na medula e é renovado a cada três ou quatro meses.
Quais os critérios para ser um doador
- Ter entre 16 e 69 anos (o candidato para doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos necessita de autorização e presença de um dos pais ou responsável legal durante todo processo da doação de sangue);
- Ser saudável;
- Pesar acima de 50 kg;
- Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Existem alguns casos que podem impedir a pessoa na hora da doação, como resfriados recentes, uso de bebidas alcoólicas, tatuagens com menos de um ano, gestantes…
Além disso, existem os casos em que a pessoa realmente não pode, como casos de hepatite, diabetes, HIV, pessoas abaixo do peso indicado ou fora da idade indicada. Para ser um doador é só procurar o hemocentro mais próximo. Assim, você também pode tirar todas as suas dúvidas quanto aos requisitos necessários para a doação.
TEXTO POR: Gabriela Bruno