É UM EXAME REALIZDO ENTRE O 2º E O 5º DIA DO NASCIMENTO DO BEBÊ E CONSISTE NA COLETA DE ALGUMAS GOTINHAS DE SANGUE DO CALCANHAR EM PAPEL FILTRO ESPECIAL.
O TESTE AJUDA A DIAGNOSTICAR DOENÇAS METABÓLICAS, GENÉTICAS E INFECCIOSAS CAPAZES DE AFETAR O SISTEMA NEUROPSICOMOTOR DO RECÉM-NASCIDO, MAS QUE NÃO APRESENTAM SINTOMAS DETECTÁVEIS. ANTES DO NASCIMENTO, O FETO ESTÁ RELATIVAMENTE PROTEGIDO DOS MALEFÍCIOS DE UMA DOENÇA METABÓLICA DEVIDO A PLACENTA QUE FORNECE NUTRIENTES E PROMOVE A FILTRAGEM DE METABÓLITOS TÓXICOS.
ASSIM, MUITAS DOENÇAS SÃO DESMASCARADAS NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA APÓS O NASCIMENTO, POIS O BEBÊ NÃO PODE MAIS SE BENEFICIAR DA AJUDA FISIOLÓGICA DA MÃE PARA COMPENSAR AS DEFICIÊNCIAS DE SEU METABOLISMO.
COM O TESTE DO PEZINHO É POSSÍVEL PROMOVER O TRATAMENTO ESPECÍFICO, PERMITINDO DIMINUIR OU ELIMINAR LESÕES IRREVERSÍVEIS E ATÉ MESMO EVITAR A MORTE. RECOMENDA-SE QUE A FAMÍLIA LEVE O BEBÊ PARA REALIZAR O TESTE ENTRE O 2º E O 5º DIA DO NASCIMENTO. FORA ESSE PERÍODO O TESTE NÃO É INVALIDAO, MAS A EFETIVIDADE DA ANÁLISE PODE SER REDUZIDA.
É IMPORTANTE AMAMENTAR A CRIANÇA ANTES DE FAZER O TESTE, PARA OBTER UM DIAGNÓSTICO MAIS FÁCIL E COM RESULTADOS MAIS PRECISOS. POR SER RÁPIDO E POUCO INVASIVO, O EXAME NÃO CAUSA RISCOS AO BEBÊ.
BEBÊS PREMATUROS TAMBÉM PODEM FAZER O EXAME, NO ENTANTO SÃO NECESSÁRIAS MAIS COLETAS: A SEGUNDA COLETA APÓS 120 DIAS DO NASCIMENTO E EM CASO DE TRANSFUSÃO SANGUÍNEA, MAIS UMA COLETA APÓS 120 DIAS DA ÚLTIMA TRANSFUSÃO.
ALGUMAS DOENÇAS DETECTADAS
O TESTE DO PEZINHO É OBRIGATÓRIO E GRATUITO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL DESDE 1.992.
A VERSÃO BÁSICA É OFERECIDA TANTO PELA REDE PÚBLICA (SUS) QUANTO PELA REDE PRIVADA E IDENTIFICA 6 TIPOS DE DOENÇAS:
– FENILCETONÚRIA
– HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO
– DEFICIÊNCIA DA BIOTINIDASE
– FIBROSE CISTICA
– ANEMIA FALCIFORME
– HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA
NAS VERSÕES AMPLIADASDISPONIBILIZADAS PELA REDE PRIVADA PODE-SE DETERMINAR TAMBÉM;
– GALACTOSEMIA
– TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
– DEFICIÊNCIA DE G6PD
– RUBÉOLA CONGÊNITA
– DOENÇA DE CHAGAS.
QUANTO MAIOR A RAPIDEZ NA IDENTIFICAÇÃO E INÍCIO DO TRATAMENTO DAS DOENÇAS, MAIOR A POSSIBILIDADE DE EVITAR SEQUELAS NAS CRIANÇAS, COMO DEFICIÊNCIA MENTAL, MICROCEFALIA, CONVULSÕES, COMPORTAMENTO AUTISTA, FIBROSAMENTO DOS PULMÕES, CRISES EPILÉPTICAS ENTRE OUTRAS.